A cabeça coçou, o primeiro pensamento é: piolho! Mas calma, pois eles não são o motivo mais comum de coceira. Veja o que pode estar acontecendo:

 

Reação alérgica

Você pode ter uma alergia a algum produto, como tintura de cabelo, cremes ou xampus, ou procedimentos estéticos, como escova progressiva, entre outros. Neste caso, pode também ocorrer descamação do couro cabeludo, que tende a desaparecer quando o uso do produto é suspenso.

 

Emocional

Se não houver sinais de erupção cutânea, pode ser uma neuropatia: uma definição médica para uma anormalidade ou dano à função nervosa. Quem possui doenças como diabetes e herpes zoster podem ser mais propensas a desenvolver neuropatia.

 

Micose

Ficar com o cabelo molhados por muito tempo ou dormir sem secá-lo corretamente aumenta as chances de micose, já que os fungos preferem ambientes úmidos. Ela pode ocasionar coceira e descamação no couro cabeludo e precisa ser tratada com produtos específicos.

 

Dermatite seborreica

É uma inflamação que causa coceira, descamação e vermelhidão no couro cabeludo e em áreas como rosto, sobrancelhas, orelhas e cantos do nariz. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a condição é crônica, com períodos de melhora e piora dos sintomas.

 

Consulte sempre um médico para te ajudar a descobrir a real causa da coceira e procurar o tratamento adequado.